A tua escrita é, de alguma forma, influenciada pelo lugar (ou lugares) onde vives (e ou escreves)?
não .
sou ,por definição ,um Ser-em transgressão que escreve ,sobretudo ,sobre o Ser-em .e ,transgrido quando pego nas palavras e com elas e nelas me torno uma vagamunda .uma simples vagamunda das palavras .logo os lugares físicos não me interessam .talvez as suas memórias ,porque sou ,igualmente ,uma poeta de memórias .fugidias ,na medida em que ,para mim ,o passado é aquilo que eu conseguir fazer do futuro
gosto ,todavia ,de quando em vez ,de refugiar-me no meu lugar de lunagem ,onde ,co-habitando com Vergílio Ferreira ,Margueritte Yourcenar ,Maria Gabriela Llansol ,Alexandre O’Neil ,Nélida Piñon ,Sylvia Plath ,James Joyce ,Appolinnaire ,Jacques Derrida – para evocar ,apenas ,alguns companheiros de “route” e meus mestres tutelares – estabeleço jogos de construção e des.construção com os leitores
à semelhança de Manuel Gusmão que afirma e ,muito bem - “o leitor escreve para que seja possível” - eu procuro tecer ,com os meus ,malhas de evasão ,tendo apenas uma única premissa – a Norma linguística .tal pode ,no entanto ,parecer uma contradição .não o é .é preciso saber para transgredir
tenho dias ,horas ,minutos .não tenho lugares .ergo os meus olhos e com as mãos procuro purificar o poema ,e ,a preto e branco ,fora do espaço e no tempo ,escrevo o Verbo que me é raiz .tão só
Gabriela Rocha Martins
,Junho de 2017
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1º
.
.
é no princípio da noite
quando o dia adormece
quando o dia adormece
que recordo
o tempo das cerejas
pousadas
no regaço maduro
de Deméter
.será que Março ou Dezembro
ao vestir a fruta
ao despir
os galhos
melindram ocasos
em sussurros de asa?
2º
.
.
re.invento o verso
a pausa
neste embuço
inglório
de trabalhar
a palavra
.des.construir é o meu
modo de construir
enquanto a outra
metade de mim
mergulha
na vagamundagem
dos luzeiros
.ao longe
a 8ª sinfonia
de Sibelius
3º
.
.
devagar
mui devagar
na calma do en tarde’Ser
as palavras
como as cerejas
escorregam
pelos poemas
onde co-habitam
a avidez
a intolerância
e a pestilência
dos seres em negação
.é tarde
meu amor
para dar voz ao inumano
4º
.
.
nos labirintos do tempo
entranço e desentranço
as horas mortas
do devir
num embaraço
só meu
onde o sol ao a noite’Ser
serve a vigília
dos duendes e
tudo à minha volta
se entrelaça
num a-braço
censurado
.são horas
meu senhor
de desbravar o
imaginário
5º
.
.
chegas com a alegria
nos bolsos
e as gargalhadas
à volta
do teu corpo
.usas as mãos
para
inquietar-me
entre-aberta ao prazer
e arrebatado
devolves-me nas asas
do falcão
ao menstruo
ao perdimento
do durante e
do após
.és poeta
6º
.
.
após
e só após
adergam os begardos
os argonautas
os filisteus
para que tudo à nossa
volta
se inquiete
e eu
no varandim do templo
solto vozes
entorno versos
selo vertigens
recolho beijos
escrevo corpos
dou voz ao medo
atenho-me
em ser MULHER
7ª
.
.
tu és aquela
eu sou a outra
metade
que inventei
livre
bravia
ávida e faminta
.somos as aprendizes
do Lugar
a superior condição
das mulheres
que pé ante pé
excruciam na noite
a torpeza
a vileza
do dia seguinte
8ª
.
.
deixei a tua imagem
colar-se aos meus olhos
à minha cara
ao meu corpo
.assumi o compromisso
de não voltar atrás
mesmo quando o cinismo
re.vestiu os dias as horas
e os minutos
.de quando em vez
penso em ti
cravo filigranas de puro
êxtase
e acredito que amanhã
o des.laurear
voltará a irmanar os nossos
passos
.seremos
no silêncio das lonjuras
um des.interesse a dois
assumido em laçadeiras
per.feitas de.mais
9º
.
.
ontem
o verbo conjugava-se
na primeira pessoa do plural
hoje
quanto muito
impera
o Eu
e a Poesia
guardiã do Tempo
veste-se
de surrapa
guarnece-se
de arminho
e adormece
verso a verso
no assombro e
no excesso
10º
.
.
pela calada da noite
na vertigem
do acordar
sem pressa
dispo-me
e à medida que escrevo
entorno-me ou
deito-me
encostada à verve
que deixo como reverso
da pele
onde afundado
o beijo se circunscreve
a um simples verso
Gabriela Rocha Martins
( inéditos ) in tetralogia do Ser em transgressão ( blogue "depois das palavras chegam as cerejas" )